top of page

Holografia

Comunicação e Multimédia

“A Holografia é uma técnica de registo de padrões de interferência de luz, que podem gerar ou apresentar imagens em três dimensões” esta é a definição que nos foi apresentada na Wikipédia. Antes da realização deste trabalho, nas nossas cabeças, um holograma não passava de uma projeção de algo em 3D, como nos é mostrada nos filmes futurísticos ou de ficção científica, como o Star Wars, Star Trek e Iron Man (Figura 1).  Esta linha de pensamento não está muito longe da realidade, mas tem muito mais que se lhe diga: quando certa imagem é apresentada em duas dimensões, de tal forma elaborada a dar a ilusão de ter 3 dimensões, é denominada de Holograma. Este processo não fica por aqui, ainda temos a codificação da informação e depois, através de um laser, a recriação integral desta mesma informação.

​

O nome Holografia vem do grego Holosgraphos holos: todo, inteiro; e grafos: sinal, escrita, pois é um método de registo com relevo e profundidade.

 

Esta técnica de representação de imagens já tem quase 70 anos desde a sua invenção por um físico húngaro, ao longo dos anos a sua técnica tem sido aperfeiçoada e utilizada nos mais diversos campos e áreas: pesquisa científica, análise ou estudo de materiais, desenvolvimento de instrumentos óticos, criação de redes, segurança, comunicação e armazenamento.

Com este trabalho pretendemos descortinar os princípios deste campo ainda em desenvolvimento. Perceber o processo que está por detrás do holograma Obi Wan(fig.1) e descobrir quais os próximos avanços da holografia

​

bottom of page